domingo, 29 de agosto de 2010

A Violência e os Direitos Humanos

Nos meses de maio e julho fiz um curso sobre Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, promovido pela Secretaria Especial dos Diretos Humanos, de conteúdo muito bom, contribuindo para a vida e para o exercício profissional de tantos que participaram.
Nos módulos iniciais foi tratado sobre a Declaração dos Direitos Humanos e os pilares que fundamentam esses direitos e o que vem a ser os Direitos Humanos.
Você sabia que a Declaração dos Direitos Humanos surgiu em função dos atos de violência e atrocidades praticadas pela humanidade em todo o mundo? Tais como a Primeira e Segunda Guerra Mundial dentre outras, o genocídio comandado por Hitler, as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, do massacre a escravidão de muitos povos. Sendo por tanto a Segunda Guerra o maior motivo para a criação da Organização das Nações Unidas – ONU e assim a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos assinada pelas Nações que a compõem, como forma de criar um código de conduta internacional sobre os direitos da pessoa humana.
Dos pilares que fundamentam a Declaração Universal podemos citar a Dignidade da pessoa humana, Igualdade, Liberdade e Justiça.
Os Direitos Humanos são constituídos assim pelos direitos fundamentais da pessoa humana, expressos no mínimo necessário para que viva com dignidade, tais como o direito a vida, a alimentação, a saúde, a moradia, a educação, a liberdade de expressão, a liberdade política dentre outros. Qualquer ausência ou carência de um desses direitos que promova desigualdades é uma violação de direitos humanos.
Portanto os Direitos Humanos só se concretizam se todo o povo tiver pelo menos o mínimo necessário para viver com dignidade, se os direitos forem cumpridos, protegidos, garantidos e usufruidos.

Nenhum comentário: