segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Homem e Deus

Por que existe muita discussão sobre o ser humano necessitar de Deus, de professar uma fé, de seguir uma religião?
Por que será que pessoas se dizem ateus e pregam a não existência de Deus?
Partindo do princípio da criação, o desejo de Deus esta inscrito no coração do homem, já que o homem foi criado por Deus e para Deus. Se existimos é porque Deus nos criou por amor, e só viveremos plenamente segundo a verdade, se reconhecermos este amor.
Diz o Salmo 62, 1-2 “ Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós e minha carne por vós anela, como a terra árida e sequiosa, sem água”.
No decorrer da história o homem busca a Deus de muitas maneiras por meio de sua crença, de sua fé, de seus comportamentos religiosos, cultos, meditações. Existem também os que esquecem, ignoram e rejeitam seu Deus. Porém Deus não o abandona para que viva e encontre a felicidade e retorne ao seu Criador.
Essa busca exige do homem todo esforço de sua inteligência, sua vontade e sua fé para encontrar a verdade que liberta.
Para nossa reflexão cito uma frase do Papa João Paulo II em sua Encíclica Fé e Razão – “A fé e a razão são as duas asas com as quais o espírito humano alça vôo para contemplar a verdade” para contemplar a Deus que é a verdade e assim viva de maneira coerente como cristão.
O Homem não pode caminhar sem exercitar sua fé e sem usar sua razão na caminhada de sua Igreja e na sua vida como cristão, sob pena de não alcançar vôos mais altos e ao tentar voar, cair, uma vez que um pássaro não consegue voar só com uma asa, não tem força o suficiente, não tem sustentação e equilíbrio para prosseguir.
Necessitamos de Deus, porque o homem só vive uma vida plenamente humana se viver livremente sua relação com Deus.
O Catecismo da Igreja Católica diz “CIC 48- Sem o Criador, a criatura se esvai. Eis porque os crentes sabem que são impelidos pelo amor de Cristo a levar a luz do Deus vivo àqueles que o desconhecem ou recusam”

Nenhum comentário: