terça-feira, 20 de abril de 2010

Família e sua importância

Na atualidade as política de assistência sociais estão direcionando o foco de suas atenções para a família. Por entenderem que a família é a instituição básica da vida do ser humano, sem as quais não conseguiriamos viver civilizadamente em sociedade.
Para uma determinada parcela da sociedade a família é uma "instituição falida" que perdeu seu valor. Para outras a família tem um valor fundamental para a formação da pessoa humana.
No ano de 2002 a Unicef realizou uma pesquisa entre jovens de várias camadas sociais brasileira, das quais 95% elegeram a família como a mais importante instituição para suas vidas.
Temos visto que a família tem sofrido muitas influências, pressões e transformações em sua trajetória ao longo da história, desde a sua estrutura, composição, definição sociologica, juridica.
Para Kaloutian Oficial de Políticas da Unicef,a "família é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência de desenvolvimento e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários, e onde se aprofundam os laços de solidariedade"

Nenhum comentário: